Apresentação

O Projecto de Educação Ambiental é um módulo orientado pelos Professores Félix Rodrigues e Pedro González. Esperamos que este blogue constitua um espaço de intervenção de todos quantos desejem contribuir para uma mudança ambiental, entendida como uma articulação entre a promoção social, cultural e económica.
Realidade ou ficção?

Local: Cova da Burra e Ponta das Praias - Bandejo (2006)

Objectivos

- Relevar o património histórico-militar existente;
- valorizar os patrimónios geológico e biológico que a caracterizam;
- promover uma atitude pró-ambiental da população residente.
- sensibilizar as entidades responsáveis para dar continuidade à promoção da área alvo da intervenção.

Área de intervenção

Bairro do Bandejo, Freguesia da Ribeira Seca, Ribeira Grande.

Acções a desenvolver:

- Limpeza das casamatas e a criação de painéis informativos sobre estas construções, com a planta e referências históricas.
- Colocação de painéis referentes à erupção de 1563, que teve origem no Pico do Sapateiro, bem como a relativa à que ocorreu na Lagoa do Fogo
-Limpeza das poças de maré e zonas adjacentes;
-Informação da população local sobre a recolha selectiva e a sua implementação.
- Criação de um roteiro que inclua os aspectos mais significativos da área em estudo e da Freguesia em geral.

sábado, 31 de maio de 2008

Actividade concretizada




Tal como o planificado em conjunto com o Centro de Apoio Social e Acolhimento - projecto Crescer, foi hoje realizado um percurso pedestre interpretativo dirigido a habitantes do bairro do Bandejo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Limpeza das casamatas

Em decorrência do compromisso assumido, a Junta de Freguesia da Ribeira Seca promoveu a limpeza das casamatas localizadas nas proximidades da Praia de Santa Bárbara, facto que tornou possível a circulação no seu interior em condições de maior segurança. Esta acção decorreu no dia dia 19 de Maio.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Actividade concretizada



Assinatura de protocolo de cooperação entre as diferentes entidades intervenientes no projecto "Onda de Mudança". Local: Câmara Municipal da Ribeira Grande", seguida de apresentação do projecto aos órgãos de comunicação social.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Actividades programadas






13-05-08 - Reunião de trabalho com elementos da Direcção do Centro de Apoio Social e Acolhimento, Coordenadora do Projecto "Crescer" e técnicas responsáveis pela sua implementação. Da reunião resultou a planificação de actividades de sensibilização ambiental dirigidas aos habitantes dos bairros do Bandejo e de Santa Luzia, nomeadamente, a realização de percursos pedestres interpretativos das áreas onde habitam.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Actividade em fase de concretização



Elaboração de inquérito a uma turma do 5.º Ano e em duas turmas do 6.º Ano (escolhidas por terem alunos da Ribeira Seca e alguns da zona de intervenção - dia 24 de Abril na EBI da Ribeira Grande - Escola Gaspar Frutuoso.
Aplicação do mesmo inquérito a uma turma do 4.º Ano da EBI da R. Grande Escola EB1/JI de Madre Teresa D'Anunciada na Ribeira Seca, em 6 de Maio (turma escolhida por ter alunos da zona de intervenção.

Actividade concretizada




10/05/08 - Contacto com moradores da rua do Areal de Santa Bárbara e recolha de informação de interesse para o projecto.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Actividade programada

16/05/08, 11h30m - Assinatura de protocolo de cooperação entre as diferentes entidades intervenientes no projecto "Onda de Mudança". Local: Câmara Municipal da Ribeira Grande".

Actividade concretizada


05/05/08 - Reunião de trabalho com as técnicas responsáveis pela implementação do projecto "Crescer".

Actividade concretizada



03/05/08 - Participação na primeira actividade de intervenção social promovida no âmbito do projecto "Crescer", que decorreu no bairro de Santa Luzia, Ribeira Grande.

Actividade concretizada

29/04/08 - Participação em reunião com as entidades parceiras do projecto "Crescer".

Actividade concretizada

22/04/08 - Reunião de trabalho com o Director do Museu Municipal da Ribeira Grande.

Actividade concretizada



21/04/08 - Reconhecimento da faixa litoral da área a intervir - actividade organizada em conjunto com a Ecoteca da Ribeira Grande -, envolvendo jovens do Centro de Desenvolvimento e de Inclusão Juvenil e respectivas monitoras e as técnicas responsáveis pela implementação do projecto "Crescer".

Actividade concretizada

19/04/08 - Reunião com o Pároco da Igreja de São Pedro, da freguesia Ribeira seca - Ribeira Grande.
Recolha bibliográfica e fotográfica.

Actividade concretizada

18/04/08 - Participação na apresentação pública do projecto "Crescer", na sede da entidade promotora: Centro de Apoio Social e Acolhimento.

Actividade concretizada


14/04/08 - Acompanhamento de jovens utentes do Centro de Desenvolvimento e de Inclusão Juvenil ao Teatro Ribeiragrandense para assistirem à peça "Erupção de 1563".

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Actividade concretizada


12/04/08 - Reunião com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Apresentação do projecto. Manifestação, por parte do Presidente da edilidade, do interesse em celebrar protocolo.

Actividade concretizada

08/04/08 - Contacto com o Presidente da Junta de Freguesia de Ribeira Seca, da Ribeira Grande. Envio do projecto para análise.

Actividades concretizadas

31/03/08 - Reunião com a Dra. Isabel Pascoal, coordenadora do projecto "Crescer" - intervenção social nos bairros do Bandejo e de Santa Luzia. Proposta de constituição de parceria.

Actividades concretizadas


14/03/08 - Reconhecimento da área a ser alvo de intervenção. Recolha de informação e levantamento fotográfico.

Actividades concretizadas

03/03/08 - promoção da palestra "Ambiente e Cidadania" dirigida a jovens utentes da valência Centro de Desenvolvimento e de Inclusão Juvenil, do Centro de Apoio Social e Acolhimento.